Última atualização dos mapas

Mapas atualizados em 24 de abril de 2009.

Aguarde o carregamento dos mapas. Isso pode demorar um pouco.

FAVELAS DA ZONA NORTE I (CENTRO, TIJUCA E MEIER)

FAVELAS DA ZONA NORTE II (LEOPOLDINA)

FAVELAS DA ZONA SUL

FAVELAS DE JACAREPAGUÁ/BARRA

FAVELAS DA REGIÃO DE BANGU

quinta-feira, 6 de março de 2008

Apresentação

Sejam bem vindos ao site DISTRIBUIÇÃO DAS FACÇÕES CRIMINOSAS PELAS FAVELAS DO RIO. Esta página tem o objetivo de servir como uma referência para todos aqueles que estudam a violência, a segurança pública ou o cotidiano das favelas cariocas.

O que é o site?
Este site é composto basicamente por mapas, localizados na parte de cima desta home page, que mostram a distribuição das facções criminosas e grupos paramilitares (milícias) pelas principais favelas do Rio.

Em cada mapa é possível ver as favelas controladas por criminosos, em cada zona da cidade do Rio de Janeiro (Zona Norte I/Centro, Zona Norte II, Bangu, Jacarepaguá/Barra e Zona Sul). Enfim é um mapa das facções criminosas do Rio de Janeiro.

O que são os mapas das favelas?
Os mapas são baseados na tecnologia Google Earth/Google Maps e mostram os territórios controlados por criminosos na cidade do Rio de Janeiro. As favelas estão coloridas em quatro tonalidades diferentes. O vermelho mostra as comunidades dominadas pela facção Comando Vermelho (CV). O amarelo simboliza os Amigos dos Amigos (ADA). O verde se refere ao Terceiro Comando Puro (TCP). Já o azul mostra as favelas controladas por milícias, grupos paramilitares comandados, em grande parte por policiais, ex-policiais, bombeiros e ex-bombeiros.

Como funciona?
Cada mapa tem três modos de visualização: mapa, satélite e terreno. Para andar pelo mapa, basta clicar em cima dele e arrastá-lo para a direção desejada. Controles localizados no canto superior esquerdo do mapa servem tanto para mover o mapa, quanto para dar zoom na figura. Clicando em cima de cada favela, é possível ver seu nome e a sigla da facção criminosa. Mas a melhor forma de visualizar o mapa e as informações é clicando em EXIBIR O MAPA AMPLIADO, link localizado logo abaixo do mapa.

Qual a fonte dessas informações? Eles podem estar errados?

As informações (sobre que facção controla que favela) foram retiradas de fontes primárias e secundárias. Entre as fontes primárias utilizadas está o site de relacionamento Orkut, onde é possível saber qual favela é dominada por qual facção, através de pesquisa em comunidades e perfis de usuários. As fontes secundárias são, em grande parte, notícias de jornais. Como os confrontos entre facções criminosas e grupos paramilitares é algo constante no Rio de Janeiro, em alguns casos, a informação sobre uma ou outra favela pode estar desatualizada ou incorreta.


Como você definiu o território de cada favela?
As favelas não são territórios definidos (como os países). Elas não têm fronteiras. Por isso, mesmo para moradores de favelas, muitas vezes é difícil determinar onde começa e onde acaba cada favela. Neste site, portanto, o que temos são limites aproximados. Ou seja, os limites da favela no mapa podem coincidir com os limites reais da favela, ou podem tanto ser maiores quanto menores.

Posso ajudar a manter este site?
Sim. Contribuições são sempre bem vindas. Até porque, para manter tantos dados atualizados, é preciso que todos contribuam, sempre. Meu e-mail é vitorabdala@gmail.com.

5 comentários:

Rafael Tetris disse...

cara... gostei muito desse site, ele é bom pra andar na cidade sem ser pego desprevinido. Mas tenho que te dzr que vc tem que fazer algumas atualizações nele. Muitas comunidades ja foram pacificadas no Rio, na Zona Norte e Sul e não aparecem aki como áreas controladas pela polícia

diego disse...

cara poderia fazer uma atualização? pois isso agente não ve mais nos jornais, existe uma censura ao citar nome de facções

Anônimo disse...

Poxa cadê o link do mapa?

Unknown disse...

Cada o link do map?

Unknown disse...

??